18/08/2009

Histórico

.




Apenas o interesse urbanístico e imobiliário, não foram suficientes para os idealizadores do empreendimento da Riviera: as empresas Sobloco Construtora S.A., responsável pela realização global e as empresas, Praias Paulistas S.A. e Cia Fazenda Acaraú S.A. proprietários da área. Por iniciativa do Engenheiro Luiz Carlos Pereira de Almeida, diretor da Sobloco, nasceu a idéia da criação de uma fundação, com o objetivo de oferecer aos moradores locais um espaço para o desenvolvimento de atividades sociais, de profissionalização, de incentivo a cultura e também um templo para a prática de cultos na Igreja Católica Apostólica Romana.

A idéia prosperou e com a adesão dos companheiros do empreendimento, foi criada em 10 de agosto de 1992, a Fundação 10 de Agosto, em homenagem a São Lourenço, como entidade de direito civil, sem fins lucrativos, para coordenar a construção, implantação e operacionalização do Centro Social e Capela de Nossa Senhora das Graças, na Riviera de São Lourenço, em terreno doado pelos instituidores.

Tendo na sua organização um Conselho de Curadores, um conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva, a Fundação foi registrada e instalada tendo como seu primeiro presidente o Sr. Luiz Carlos Pereira de Almeida, seu idealizador e aglutinador das demais lideranças instituidoras.

A primeira tarefa da nova entidade foi viabilizar a construção do Complexo arquitetônico, que compreende uma Capela e um Centro Social. O projeto foi elaborado e doado pelo escritório Adolpho Lindenberg e a licitação para a construção foi realizada em julho de 1993. Os recursos de U$ 34.700 (trinta e quatro mil e setecentos dólares) destinados para a execução das obras até a cobertura, foram obtidos através de um processo de venda de mudas do Viveiro da Sobloco cujo valor arrecadado foi doado à Fundação e depositado em conta bancária específica, no Unibanco, em nome da Fundação.

As doações constituem-se em importantes fontes de renda, sendo que os estatutos estabeleceram que parte do custeio das obras seria coberto pela doação dos aluguéis de um imóvel em São Paulo.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário