19/08/2009

Primeiros Passos

.


Dezembro de 1993 marcou o inicio da arregimentação de voluntários, que desenvolveram um trabalho de divulgação e conscientização quanto à importância social da Fundação, visando a captação de recursos para o prosseguimento das obras.Conseguiram muitas adesões e contribuições, promovendo reuniões e eventos no Shopping da Riviera.Assim em julho de 1994 deu-se a celebração da primeira missa no salão, ainda em construção, por sacerdote indicado pela Diocese de Santos. O mesmo espaço passou a sedias alguns cursos de artesanato (tricô, crochê, pintura em tecido) como forma de integrar um núcleo de famílias e pessoas envolvidas nas ações da Fundação.

Ainda por iniciativa da Sobloco, iniciou-se em 1995 o Programa de Educação Ambiental desenvolvido junto às escolas municipais, com o objetivo de criar nos estudantes uma consciência ambiental, estimulando-os a adotar novos hábitos e comportamentos coerentes com uma sociedade sustentável. O programa envolveu professores e alunos das redes municipal, estadual e privada, além de moradores e comunidade local, nucleados pela Fundação 10 de Agosto. Foram abordados temas como coleta seletiva de lixo, combate ao desperdício, reaproveitamento de materiais, compostagem de restos orgânicos, etc. Mais de 3 mil estudantes participaram dos concursos organizados pelo programa.

Da mesma forma foi implantada na Riviera a coleta seletiva de materiais recicláveis, poda e capina para compostagem (adubo) e um programa de reaproveitamento de materiais de construção. Nestas atividades a organização e implantação coube à Sobloco, sendo que a Fundação envolve-se no processo de mobilização comunitária, conscientização ambiental e organização de grupos, entre os familiares de zeladores, caseiros e trabalhadores locais, como voluntários e auxiliares do processo.

Há uma perfeita sintonia e colaboração entre a direção local do empreendimento e a Fundação, que desde seu inicio tem participado nas atividades do empreendimento, quando são envolvidas ações de mobilização comunitária e divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário