23/07/2009

Apresentação

.

Entre a Serra e o mar, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, situa-se o município de Bertioga, que possui 482 Km2 de clima tropical temperado. A cidade possui 85% da sua área em zona de preservação ambiental da Mata Atlântica, o que inclui cachoeiras, montanhas cobertas de Mata Atlântica, Mata de Várzea e Mata de Restinga. O parque Estadual da Serra do Mar possui ainda a reserva indígena do Rio Silveira.

Emancipada em dezembro de 1991, desmembrando-se do município de Santos, Bertioga constitui-se um dos mais antigos municípios brasileiros, pois sua área fez parte da colonização portuguesa iniciada em 1532. O Forte São João, marco histórico da cidade, completou 450 anos de instalação.

Bertioga, reconhecida como estância balneária, tem como base para sua economia, a pesca, o turismo e a construção civil, que tem dado impulso do desenvolvimento da cidade.

Com uma população de cerca de 30.000 habitantes, o município enfrenta como toda cidade balneária um enorme afluxo de turistas e visitantes, tanto nas épocas de temporada, quanto aos finais de semana. Estes visitantes podem desfrutar de uma estrutura turística, ainda em desenvolvimento, sendo esta uma das grandes vocações do local.

Situado a 15 Km da sede do município, o bairro da Riviera de São Lourenço, constitui-se num grandioso empreendimento sócio-turístico, possuindo um área de 9 milhões de m2, cuja ocupação foi totalmente planejada e integrada, baseada nos mais modernos conceitos de defesa ambiental e desenvolvimento sustentado. A Riviera projetada para receber 70 mil habitantes, está sendo implantada desde 1979, e é ocupada atualmente por aproximadamente 3.500 habitantes fixos, em sua maioria trabalhadores do empreendimento, caseiros e zeladores com suas respectivas famílias, além de condôminos residentes. Nos feriados e fins de semana a população sobe para 10.000 pessoas, e por ocasião das férias a cera de 30.000 pessoas.

O empreendimento possui sistemas exclusivos de coletam tratamento e distribuição de água, coleta, recalque e tratamento de esgoto; drenagem de águas pluviais, laboratório de controle ambiental; paisagismo; coleta seletiva de lixo; além de rígido disciplinamento para a ocupação do solo.

Estas condições tornam a Riviera um modelo de urbanização e referencial para novos empreendimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todo Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário