24/08/2009

1997


A Fundação 10 de Agosto, sediada na Riviera de São Lourenço, município de Bertioga, Estado de São Paulo é uma entidade civil, sem fins lucrativos, tendo por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população carente, através a realização de cursos profissionalizantes, geração de emprego e renda, atividades educacionais, assistenciais, promoções culturais e imobilização social.

Criada em 1992, teve como primeira atividade a promoção da construção de suas instalações e iniciou suas ações sociais, a partir de 1995.

As atividades da Fundação são na sua maioria, desenvolvidas com a participação voluntária de agentes locais e também com a disponibilização de pessoal contratado pela Sobloco Construtora S.A., uma das organizações instituidoras da Fundação e responsável pelo empreendimento urbanístico da Riviera de São Lourenço, bairro de Bertioga, onde está sediada a Fundação.

Os recursos para manutenção da Fundação obtidos através de doação pelas empresas Sobloco Construtora S.A, Praias Paulistas S.A., Peral Empreendimentos S.A. e Cia Fazenda Acaraú tem se destinado basicamente para a manutenção de instalações, pagamento da secretária e de professores dos cursos de artesanato, musica e ginástica, e também para a aquisição de material de consumo.

No decorrer de 1997 a Fundação iniciou um processo mais sistemático no desenvolvimento de suas atividades finalísticas em decorrências de alguns fatores, entre os quais a efetivação do funcionamento do Conselho Técnico Consultivo. Este conselho já havia sido previsto no estatuto, mas foi instalado apenas neste exercício envolvendo pessoas da comunidade, colaboradores da Fundação e da Sobloco. O Conselho Técnico reúne-se mensalmente, com a presença do Sr. Luiz Carlos Pereira de Almeida, e nestas reuniões são decididos os rumos e as ações que a Fundação deve seguir. Desta forma as ações foram sistematizadas, adquiriram um conteúdo profissional e têm correspondido melhor às demandas locais.

O envolvimento direto de profissionais responsáveis pelas áreas de construção ambiental e trabalho sócio educativo junto aos trabalhos da construção civil, dos diretores locais do empreendimento e de conselheiros que se envolvem nos entendimentos, com as autoridades locais e comunitárias, tem contribuído para orientar o trabalho da Fundação, identificar novas demandas e oferecer soluções criativas e inovadoras.

No decorrer de 1997 foi dada continuidade aos cursos de artesanato, educação e mobilização comunitária, tendo sido implantados cursos profissionalizantes na área de construção civil, curso de alfabetização de adultos, aulas de ginástica feminina, implantação do coral de adultos, da Orquestra Didática Infantil, de cursos de música (piano, violão, teclado) e incremento na promoção de eventos, inclusive com a realização de um Bazar. Houve também uma preocupação de organização administrativa, com a contratação de uma secretária, que está ajudando na administração de todas as atividades da Fundação.



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS




I-) Artesanato

Curso de Crochê.....................................22 alunas

Pintura em tecido....................................21 alunas

Tricô.........................................................10 alunas

Bordado e ponto cruz ..............................7 alunas


Total...........................................................60 alunas

Local.........................................................Centro Social

Professores................................................Contratadas como autônomas pela Fundação




II-) Cursos de Iniciação artística e Cultural


Piano..........................................................10 alunos

Teclado.......................................................7 alunos

Violão.........................................................4 alunos

Teatro.........................................................12 alunos

Coral...........................................................41 alunos

Orquestra Infantil.......................................33 alunos

Local...........................................................Centro Social


Professores..................................................Nos cursos de música os alunos pagam diretamente aos professores. Quando os alunos não têm condições a Fundação oferece bolsa auxilio. Estes professores contribuem com a Fundação. Para a orquestra e o coral há um professor contratado, Maestro Paulo Sérgio Gabriel, um dos articuladores do Projeto Guri da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. As atividades do coral e da orquestra são patrocinadas pela Fundação e pela Sobloco.



III-) Cursos Profissionalizantes


Conforme estudo e levantamento realizados em 196, neste exercício deu-se inicio as cursos profissionalizantes, destinados á qualificação de zeladores, caseiros e trabalhadores da construção civil, nas seguintes modalidades: eletricista, encanador hidráulico, pintor de obras, pedreiro assentador e pedreiro revestidor.


Local...................................................Galpão do Viveiro de Mudas

Nº de alunos........................................49 alunos

Ministrado...........................................em convênio com o SENAI/SINDUSCON e Prefeitura Municipal de Bertioga.


O destaque coube aos alunos que aperfeiçoaram as próprias salas de aula, construído divisórias, muros, pintando parede, executando instalações hidráulicas e elétricas com materiais doados por empreendedores e comerciantes da construção civil do Município.




IV-) Curso de Alfabetização de adultos

O curso de alfabetização de adultos foi implantado ao ser contratada demanda junto ao público de trabalhadores locais e tem 2 modalidades: alfabetização e reforço de escolaridade.

Participantes.............................................70 alunos

Local......................................................... sala cedida pela Loja Maçônica

Ministrado.................................................por professores e coordenado pelo Profº Amer,

membro do conselho técnico da Fundação 10 de agosto.

V-) Aulas de Ginástica

Por solicitação das mulheres mobilizadas no processo de coleta seletiva do lixo e nos cursos de artesanato e musica, foi organizada esta atividade, que é financiada pelo resultado obtido na venda de material reciclado através da coleta seletiva de lixo na Riviera e que é revertido para os próprios usuários.

Participantes...............................................40 alunos

Professor.....................................................Contratado pelas alunas e remunerado pelo

resultado das vendas de lixo reciclado.

Local...........................................................Centro Social


VI-) Educação Ambiental e mobilização comunitária

O trabalho principal da Fundação consiste em participar ativamente da proposta de mobilização comunitária, envolvendo-se assim nas iniciativas desencadeadas pela Sobloco como Projeto “Clorofila” que foi realizado junto às escolas do município; coleta seletiva e reciclagem de lixo; paisagismo, horta e jardinagem e também no combate à contaminação, através do programa de coleta seletiva e destinação das pilhas e baterias usadas.

VII-) Eventos e Comemorações

Houve um grande incentivo nesta área, com a criação da orquestra e do coral, que fizeram várias apresentação públicas e também no desenvolvimento de feiras e bazares, quando foram comercializados produtos de artesanato bem como doações recebidas pela Fundação:

Eventos

18 de maio: Aniversário de emancipação do Município de Bertioga

1ª Apresentação da orquestra com 40 dias de aula

8 de agosto: Comemoração do 5º aniversário da Fundação – Estréia do Coral

Na Capela Nossa Senhora das Graças

Bazar da Pechincha em comemoração do aniversário da Fundação

20 de outubro: Apresentação da Orquestra Infantil no Encontro II do Pacto

Metropolitano, no Teatro do SESC em Santos.

24 de outubro: Comemoração de 450 anos do Forte São João em Bertioga.

Apresentação conjunta da Orquestra e Coral.

15 de novembro: Comemoração do Dia da Bandeira na Riviera.

Apresentação da Orquestra.

12,16 e 20 de Dezembro: Apresentação conjunta da Orquestra Infantil e Coral da Cantata Rei

dos Reis na Capela, no Shopping Iguatemi (SP) e no Shopping da Riviera.

5 a 14 de Dezembro: Feira de Natal na Fundação 10 de agosto.


CONCLUSÃO:

No decorrer de 1997, foi realizado um censo da população residente na Riviera, entre caseiros, zeladores e trabalhadores da construção civil. Os dados finais ainda não estão disponíveis, mas kA é possível afirmar que a população carente local possui um grande contingente de adolescentes e jovens com nenhuma ou baixa escolaridade, que 80% dos residentes nestas categorias são homens; destes 63% são registrados, mas apenas 18% possuem com emprego há mais de 3 anos; 40% são solteiros. Há um total de 857 crianças de até 5 anos.

Estes dados permitem estabelecer algumas prioridades futuras na ação da Fundação, que deverá em 1998, implementar projetos voltados para o atendimento a crianças e adolescentes. Para isto, a Fundação está promovendo sua reorganização procedendo aos registros junto aos órgãos públicos federais e estaduais, para poder estabelecer parcerias, assim como proceder a captação de recursos, tanto públicos, quanto privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário