21/08/2009

1996

.



A Fundação 10 de Agosto, sediada na Riviera de São Lourenço, município de Bertioga. Estado de São Paulo é uma entidade civil, sem fins lucrativos, tendo por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população carente, através da realização de cursos profissionalizantes, geração de emprego e renda, atividades educacionais, assistenciais, promoções culturais e imobilização social.

Criada em 1992, teve como primeira atividade a promoção da construção de suas instalações e iniciou suas ações sociais, a partir de 1995.

As atividades da Fundação são na sua maioria, desenvolvidas com a participação voluntária de agentes locais e também com a disponibilização de pessoal contratado pela Sobloco Construtora S.A., uma das organizações instituidoras da Fundação e responsável pelo empreendimento urbanístico da Riviera de São Lourenço, bairro de Bertioga, onde está sediada a Fundação.

Os recursos para a manutenção da Fundação obtidos através de doação pelas empresas Sobloco Construtora S.A., Praias Paulistas S.A., Peral Empreendimentos S.A. e Cia da Fazenda Acaraú tem se destinado basicamente para a manutenção das instalações, pagamento da secretária e dos professores dos cursos de artesanato, música e ginástica, e também para a aquisição de material de consumo.

No decorrer de 1996, as principais atividades da Fundação ocorreram na área de cursos de artesanato, iniciação artística e cultural, cursos profissionalizantes na área de construção civil; promoção de educação ambiental e mobilização comunitária e promoção de eventos e comemorações.

Tendo em vista a existência da Capela Nossa Senhora das Graças, no complexo arquitetônico, suas atividades são confiadas a Diocese de Santos, através de um termo de acordo anual, previsto nos estatutos da Fundação. A responsabilidade pelas atividades religiosas foi portanto delegada à Igreja, não envolvendo as ações da Fundação. São apenas compatibilizados horários entre as atividades de culto, para não ocorrer nenhuma perturbação entre um setor e outro.



1-) Artesanato

Atendendo interesse manifesto pelas esposas e familiares dos moradores locais, foram organizado cursos de tricô, crochê, pintura em tecido, bordado, além da aprendizagem, podem auxiliar na geração de renda. Os produtos acabados são colocados à venda por ocasião das feiras e eventos e o resultado apurado é atribuído às próprias artesãs.


Participantes..................................................30 alunas

Local..............................................................Centro Social

Ministrado por...............................................Voluntárias e professoras contratadas


Como autônomas pela Fundação.

O êxito dos cursos foi marcado pela existência de lista de espera para novas inscrições.

Durante o período dos cursos foram proferidas palestras sobre educação em saúde do lar e orientação sanitária, por uma voluntária do corpo auxiliar da Fundação.



II-) Cursos de Iniciação musical


Os participantes das atividades sociais da Fundação manifestaram interesse na aprendizagem de musica, tanto instrumental, como canto. Esta atividade foi fomentada em 1996, porém os cursos iniciaram-se apenas em 1997.

O desenvolvimento de atividades artísticas, principalmente da música permite congregar as pessoas e promover um desenvolvimento emocional e cultural, elevando a qualidade do gosto artístico, a apreciação da beleza e da harmonia dos sons, que podem contribuir também para a harmonia e integração nas relações interpessoais e humanas.


III-) Cursos Profissionalizantes


Com o apoio da Sociedade Amigos da Riviera de São Lourenço a Sobloco iniciou em 1996 um processo de visitas aos diferentes canteiros de obras, implantados na Riviera.

Este processo tinha como objetivo promover um trabalho sócio-educativo entre trabalhadores da construção civil, no que diz respeito à educação ambiental, prevenção de acidentes, higiene e segurança do trabalho. Através da ação educativa, detectou-se o interesse e a necessidade de melhor qualificação da mão de obra envolvida, através da implantação de cursos profissionalizantes na área de construção civil. Constatou-se também o interesse dos caseiros e zeladores em aprenderem várias tarefas que os auxiliem no melhor desempenho de suas funções.


IV-) Educação Ambiental e Mobilização Comunitária


Em 1992 a Sobloco deu início ao programa de coleta seletiva de lixo e reaproveitamento de materiais de construção na Riviera, de forma sistemática e planejada. Para tanto, era preciso mobilizar os moradores fixos, promover campanhas entre a população flutuante, e criar um compromisso comunitário com a qualidade de vida.

Através dos cursos e do trabalho realizado pela Fundação com familiares de caseiros, zeladores e trabalhadores da construção civil, foram formados grupos de senhoras e jovens que começaram a colaborar no processo de coleta seletiva e mobilização social, envolvendo-se inclusive a Sociedade Amigos da Riviera e o Grêmio dos Zeladores.

Desta forma, a Fundação oferece sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida.

V-) Promoção de Eventos e Comemorações


Anualmente a Fundação comemora seu aniversário, promovendo eventos onde são envolvidos tanto moradores da Riviera, quanto aos bairros vizinhos e da sede do Município de Bertioga. A Fundação associou-se às atividades culturais promovidas pela Prefeitura de Bertioga e promoveu a formação da Orquestra Didática Infantil, com a participação de crianças e adolescentes da comunidade. Apresentações da Orquestra foram feitas no espaço cultural do Shopping da Riviera.

Em dezembro de 1996 realizou-se o primeiro casamento na Capela Nossa Senhora das Graças.


VI-) Conclusão


A Fundação vem desenvolvendo suas atividades tentando oferecer respostas às demandas locais. Tem desempenhado importante papel na mobilização social e comunitária, e tem contribuído para promover a integração social entre as várias categorias sociais locais: empreendedores, proprietários de imóveis, trabalhadores, caseiros, zeladores e outras associações que tem o mesmo objetivo.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário