10/05/2011

Novidades da Fundação

Fundação 10 de Agosto

Uma entidade voltada para a edificação do ser humano

O mês de maio mal começou e a Fundação 10 de Agosto está a todo vapor com suas atividades. A entidade, que existe há 18 anos no município, dispõe de diversos cursos gratuitos para a comunidade e só no ano de 2010, atendeu mais de mil pessoas.

Segundo um dos conselheiros da entidade, o engenheiro Paulo Roberto Maria Velzi, a assistência social prestada pela Fundação é aquela que provê educação e cultura para as pessoas, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida, traduzida numa requalificação profissional e, consequentemente, no aumento de renda, fazendo com que os alunos exerçam a verdadeira cidadania.

Edificar o ser humano é o lema da Fundação, que tem como um dos seus objetivos ensinar a pescar, fomentando em cada indivíduo o desejo de não se conformar com a qualidade de vida que muitas vezes sua condição social permite, mas sonhar e alçar vôos maiores.

Confira abaixo as atividades realizadas na entidade na primeira semana de maio:


Alunos de jardinagem visitam a CEAGESP


No dia 03 de maio, os alunos do curso de jardinagem da Fundação realizaram uma visita a CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – acompanhados pelo professor do curso, o engenheiro florestal Cristiano Lanza.

“O intuito da atividade foi proporcionar aos alunos uma vivência maior com as plantas, pois no local, os alunos puderam tocar, sentir e ver de perto as espécies que falamos e mostramos no curso”, enfatizou o professor.

Além da atividade atacadista, a CEAGESP se destaca no comércio varejista de hortifrutigranjeiros, carnes, aves, flores e outros produtos, através de serviços conhecidos como varejões e feiras de flores.

Os alunos ficaram muito empolgados com a experiência, compraram mudas de hortaliças e, assim que retornaram a entidade, realizaram um plantio, iniciando o primeiro canteiro do viveiro escola da Fundação.



Palestra da HidroAll no curso de piscina

Na noite do dia 03 de maio, o curso profissionalizante de manutenção e limpeza de piscina recebeu o Sr. Cláudio Costa, representante da empresa HidroAll do Brasil Ltda, que realizou uma palestra sobre os diversos tipos de produtos para a manutenção de piscinas e a forma de utilização dos mesmos.

A HidroAll do Brasil Ltda, fundada em outubro de 1984, é uma empresa voltada à fabricação de produtos para desinfecção de água, alimentos, piscinas, desinfetantes hospitalares, produtos para lavanderia e avicultura entre outros. A empresa é a atual líder brasileira em compostos clorados de origem orgânica.

Atividades como esta visam ampliar os conhecimentos adquiridos no curso e tornam o mesmo mais dinâmico e interessante.






Dia 05 de maio – Atividades Variadas!

Educação Ambiental

Cerca de 50 crianças do curso de música viveram uma experiência diferente na Fundação. Elas participaram de uma atividade de educação ambiental com o professor de jardinagem da entidade, Cristiano Lanza.

Cristiano realizou um bate-papo descontraído com elas sobre a importância de cultivarmos uma alimentação saudável e a importância do respeito ao meio ambiente. Como a Fundação está em fase de implantação do projeto Viveiro Escola, espaço onde os alunos realizarão plantios e serão responsáveis pelos canteiros, já que cada curso terá o seu, as crianças que participaram da palestra farão um plantio da primeira horta do Viveiro Escola.



Audição Interna

Como forma de avaliar o aprendizado e a desenvoltura dos alunos, a entidade realizou durante o período da manhã e da tarde, uma audição interna do curso de música.

O nervosismo aflorou, mas os talentos também afloraram. Nas apresentações as crianças e jovens dos cursos de musicalização infantil, saxofone, teclado, flauta, clarinete, viola, violino, violoncelo e trompete impressionaram a banca que acompanhou a avaliação.

“Ver esses alunos tão aplicados tocando os seus instrumentos e tocando o nosso coração nos faz refletir o quanto a música é importante na nossa vida, pois nos transporta para lembranças boas, renova a esperança e reaviva os sonhos. É um privilégio que no município de Bertioga exista um espaço aberto com aulas gratuitas de tantos instrumentos musicais” ressalta emocionada a professora Sandra Monteiro de Vivo Faria, coordenadora dos cursos da Fundação.



Dia “D” Solidário

Durante os três turnos de cursos da entidade alunos e profissionais do curso de enfermagem do Centro Educacional Alfa, estiveram na entidade aferindo a pressão e realizando testes de glicemia capilar (Destro), para controle de diabetes dos alunos.

A ação foi gratuita e contou ainda com o apoio do Rotary Club Riviera que doou as lâminas para a realização dos testes.

Aproximadamente 200 pessoas entre alunos e pais participaram da ação, que visa prevenir doenças e orientar sobre os cuidados com a saúde.




Entrega de Certificados dos cursos profissionalizantes

À noite, para encerrar com chave de ouro o dia repleto de atividades, os alunos dos cursos profissionalizantes de Manutenção e Limpeza de Piscina, Jardinagem, Hidráulica, Elétrica e Informática foram certificados.

Os formandos, pessoas de diversos bairros do município de Bertioga, dentre eles jovens procurando uma capacitação e profissionais à procura de atualização para desenvolverem com maior eficácia suas funções no trabalho, já que grande parte desse público é composta por caseiros, zeladores e ajudantes e profissionais autônomos prestadores de serviços de manutenção em residências e no comércio local, cumpriram 60 horas de curso na entidade, que é rigorosa nesse quesito e retém os faltosos que extrapolam o número máximo de duas faltas.

Na cerimônia de entrega dos certificados, representantes da Fundação enfatizaram aos presentes que o objetivo da entidade não é simplesmente entregar um pedaço de papel, mas sim, proporcionar conhecimentos que facão a diferença na vida de cada um.

Até o final do ano, a Fundação 10 de Agosto formará mais três turmas de cada curso profissionalizante.





Parabéns aos formandos!

Participe você também da Fundação e indique os cursos oferecidos por ela àqueles que você ama e deseja o melhor.

Mais informações 0**13 3316 7344

Nenhum comentário:

Postar um comentário